Dicas

Baby Pilates traz opção para mães se exercitarem junto com bebês
Modalidade ajuda no retorno ou início da rotina saudável após gravidez
Publicada no dia 28/06/2016 às 11h24

Enquanto executa a posição conhecida como “ponte”, a médica Ludimila Miranda se equilibra para manter Rafaela, um pesinho de 10 quilos vestido de rosa, em cima da sua barriga. Ignorando o esforço da mãe, a pequena de seis meses aproveita o tempinho pra relaxar e dormir. O contato entre as duas em um ambiente de atividades físicas é possível graças ao Baby Pilates, modalidade para as mães se exercitarem ao lado dos bebês. O exercício em conjunto é uma maneira de voltar à forma e à rotina saudável sem desgrudar dos filhos. Ludimila aponta os benefícios para as duas:

— O mais legal é sempre ter o momento do vínculo e o fato deles observarem o que estamos fazendo. Até a motricidade da Rafaela melhorou com esse hábito de querer alcançar as coisas, de se movimentar. Eu acredito que as aulas podem ter estimulado o desenvolvimento — conta a médica, que faz Baby Pilates desde que a filha tinha quatro meses.

 

ADVERTISEMENT
 
Para Ludimila, no pós-parto é difícil a mulher querer fazer algo por si mesma, já que as atenções estão todas voltadas para a criança. A atividade integrada atua como uma aliada nesse momento:

 

— O corpo da gente fica muito diferente, então retomar os exercícios é muito bom. E não tem aquela culpa de não deixar o bebê sozinho. É uma forma de estar com eles e ao mesmo tempo acelerar a recuperação.

O fisioterapeuta e professor de pilates Rafael de Lucena dá aula da modalidade no Instituto Vital Fit, em Copacabana. Ele explica que os exercícios são voltados para o fortalecimento do abdômen, membros superiores e inferiores.

De Lucena conta que as crianças não reclamam ou choram durante a aula, já que estão ao lado da mãe. Pelo contrário, ficam relaxadas. E para quem acha que os movimentos são fáceis, pode esquecer:

— É uma aula de pilates como qualquer outra. Quando a atividade é bem orientada, os benefícios e dificuldades são os mesmos do método individual — diz o professor.

O MCE Pilates, também em Copacabana, é outro local que possibilita a inclusão dos bebês nas aulas, apesar de não ter uma turma específica de Baby Pilates. As mães podem participar das turmas de no máximo seis alunos e dois instrutores:

— A mãe usa a criança como carga mínima para dificultar os movimentos. Mas são bases de sustentação estáveis. Ou a aluna está sentada ou deitada — explica Felipe Fagundes, sócio e professor do espaço.

No MCE (3825-7755), as aulas acontecem todos os dias, entre 7h e 19h. Já no Instituto Vital Fit (2547-5659), as aulas são às segundas, quartas e sextas, durante a tarde. É preciso apresentar liberação médica para se inscrever.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/baby-pilates-traz-opcao-para-maes-se-exercitarem-junto-com-bebes-19554069#ixzz4CstWr5uy
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Fonte: O Globo
WHATSAPP Facebook
Localização
 Facebook
Rua Prof. Carlos Reis, 141
Pinheiros - São Paulo - CEP:05424-020

Tel. 11 2597.8491
2013 - 2019. Go Pilates. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital