Dicas

Ergonomia no local de trabalho
Dor nas costas é um dos acidentes de trabalho mais comuns e geralmente é causado por atividades de trabalho comuns, tais como ficar sentado em uma cadeira de escritório na frente de um computador.
Publicada no dia 02/10/2015 às 20h56
Dor nas costas é um dos acidentes de trabalho mais comuns e geralmente é causado por atividades de trabalho comuns, tais como ficar sentado em uma cadeira de escritório na frente de um computador.
O objetivo de um programa de ergonomia é adaptar o local de trabalho para um determinado trabalhador, dependendo do trabalho, das tarefas executadas e da constituição física do funcionário.

São duas situações que levam as pessoas a terem dor nas costas durante o trabalho:

- Lesão não acidental, ocorre quando a dor surge como resultado de atividades normais.Má postura, atividade prolongada, movimentos repetitivos e fadiga são grandes contribuintes para essas lesões. Isso pode ocorrer se ficar sentado em uma cadeira de escritório ou em pé por muito tempo na mesma posição.

- Lesão acidental ocorre quando um acontecimento inesperado desencadeia lesão durante uma tarefa. Ocupações que são fisicamente exigentes e necessitam de levantamento de peso repetitivo (como em enfermagem) estão entre as de maior risco. Por exemplo, muitos profissionais de saúde têm problemas nas costas porque os pacientes precisam de ajuda para mudar de posição, levantar de uma cadeira e caminhar.

As pessoas que ficam sentadas a maior parte do dia, que trabalham na frente de um computado, também estão expostos a um alto risco de lesão nas costas. A ergonomia pode ajudar essas pessoas a minimizar o risco de lesões e evitar tensões no pescoço, dores lombar e dores na perna.

Como reduzir a dor nas costas?

Aplicar as técnicas e conhecimentos da ergonomia no local de trabalho, exercitar e condicionar a musculatura do abdômen e das costas afim de se manter na postura correta por mais tempo. É importante ressaltar que ter um bom condicionamento físico, um forte e flexível aumenta a probabilidade de evitar lesões nas costas em todos os tipos de ambientes de trabalho. A prática de Pilates é altamente recomendada para pessoas que ficam muito tempo sentadas, pois os exercícios do Pilates fortalecem principal os músculos do abdômen e costas, além a aumentar a flexibilidade. Faça Pilates e sinta a diferença.
Fonte: Go Pilates
Facebook
Localização
 Facebook
Rua Prof. Carlos Reis, 141
Pinheiros - São Paulo - CEP:05424-020

Tel. 11 2597.8491
2013 - 2019. Go Pilates. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital