Dicas

Pilates Emagrece? Benefícios e Dicas Para Emagrecer
Muitas pessoas usam o pilates para emagrecer e muitos personal trainers afirmam que de fato o pilates emagrece por ter muitas técnicas que te ajudam a perder peso...
Publicada no dia 05/08/2014 às 16h40

Já está estabelecido que exercícios podem ajudar na perda de peso, mas qualquer exercício é bom para perda de peso? Algunas atividades como Pilates e Ioga são conhecidas por seus benefícios em elementos como aumento da flexibilidade, melhora da postura, tonificação do corpo e melhora na mobilidade das juntas.

Muitas pessoas usam o pilates para emagrecer e muitos personal trainers afirmam que de fato o pilates emagrece por ter muitas técnicas que te ajudam a perder peso. A questão aqui é até onde isso é verdade e se vale a pena adicionar o Pilates aos seus exercícios.

Pilates

O Pilates é uma forma de exercício, e como qualquer exercício, ele irá ajudar a queimar algumas calorias. Exercícios de Pilates tem como principal alvo os músculos das costas, abdominais e do quadril, e eles usam o próprio peso e resistência do corpo para trabalhar os músculos específicos. Os exercícios devem ser feitos lentamente e de forma controlada. Em sua teoria, ele ensina o corpo como usar seus próprios mecanismos para recrutar os músculos centrais do corpo.

Originalmente, o Pilates era popular com dançarinos e em reabilitação. Como com qualquer outra coisa, o Pilates evoluiu com o passar dos anos e há várias técnicas diferentes com variações.

Benefícios do Pilates

Se você usa o pilates para emagrecer ou usa para a sua saúde, tanto faz. Você terá todos os benefícios do pilates independente de qual é o seu objetivo. Basta praticar.

Mas quais são esses benefícios?

Como eu já mencionei, alguns aspectos do Pilates foram estudados e analisados com mais detalhes. Entretanto, por haver tantas técnicas diferentes, nem todos os pontos se aplicam a todas as técnicas ou pode haver aspectos que faltam. No geral, o Pilates é conhecido para:

Reabilitação de atletas

Ajuda na reabilitação de atletas como ginastas e dançarinos. Historicamente, o Pilates se originou e foi amplamente usado como uma ferramenta de reabilitação.

Bom para dor na lombar

Estudos sugerem que ele pode oferecer resultados positivos para o tratamento de dor lombar não específica.

Melhora a flexibilidade e movimento

Alguns estudos também analisaram outros aspectos da reabilitação de ferimentos como tratamento de ferimentos no quadril. No geral, se acredita que ele ajuda a aumentar a flexibilidade e extensão de movimentos.

Postura melhor

Ajuda a melhorar a postura. Isso pode ter benefícios para a saúde e para a aparência.

Muda a forma do corpo

O pilates permite mudar a forma do corpo. Sempre para o melhor. Tonificar os músculos em áreas como o quadril e abdômen pode dar o efeito de uma barriga sequinha e também pode diminuir centímetros do quadril e cintura. Essas áreas também parecem firmes.

Benefícios pré e pós gravidez

Alguns programas de Pilates são feitos para a gravidez e eles ajudam na condição pré e pós-natal. Alguns exemplos de benefícios incluem alívio de dor nas costas, manter músculos abdominais profundos e superficiais condicionados e assim ajudar a carregar o bebê durante a gravidez e ser capaz de entrar em forma mais facilmente depois do parto.

Pilates e perda de peso

Alguns especialistas sugerem que a ligação do Pilates com perda de peso é apenas uma apresentação errônea do produto. Em palavras simples, o pilates emagrece sim, mas ele não é uma ferramenta eficiente para perder peso. Se o seu objetivo for apenas o de usar o pilates para emagrecer, é melhor gastar essa energia com outros exercícios e esportes.

O Pilates foi desenvolvido para reabilitação e tratamento em diferentes condições como dor nas costas, sendo considerado um dos exercícios de baixo impacto, de forma que a perda de peso é apenas uma consequência e, dependendo dos tipos de exercícios que você faz, você nem conseguirá essa perda de peso.

Ele pode ser usado para perda de peso desde que…

Um estudo sugere que uma hora de Pilates pode usar entre 241 a 421 kcal. A quantidade de calorias usada depende do indivíduo e da intensidade do exercício, então trataremos isso como um guia normal ao invés de uma iniciação. Ainda assim, é claro que em comparação a outras formas de exercícios, ele não é o mais eficaz.

Entretanto, isso não quer dizer que ele não pode ajudar a perder peso. Como já foi dito, o pilates emagrece (e quase sempre está presente em dicas de dieta e exercícios), mas você deve ter em mente:

  • Se você nunca se exercitou antes, uma classe para iniciantes de Pilates pode parecer com escalar uma montanha, então seu corpo trabalhará muito. Se você está em boa forma e se exercita regularmente, a mesma aula pode não ser um desafio.
  • Várias técnicas diferentes usam aparatos como faixas de resistência, bolas e aparelhos. Esses aparatos podem oferecer resistência extra e aumentar a intensidade dos movimentos. Embora, pelo que eu saiba, eles não tenham sido estudados em termos de calorias, aumentar o esforço que você tem que fazer deve aumentar as calorias usadas.
  • Como com qualquer forma de exercício, o que você tira deles depende do que você coloca. Quanto você se exercita, quanto você se esforça durante o exercício, a intensidade da aula, com que frequência, etc., são todos fatores importantes. Se você fica no mesmo nível, repete os mesmos exercícios por 2 meses e apenas vai uma vez por semana, você pode não ver bons resultados.
  • Pilates, como já mencionado, é bom para tonificar os músculos do abdômen, costas e quadril. Como resultado, pessoas que usam o Pilates defendem que ele muda a forma do corpo. Em outras palavras, ele pode eliminar centímetros e tonificar áreas que podem parecer gordas e flácidas. Minha parte favorita sobre o Pilates é que ele pode dar o efeito da barriga sequinha. As roupas nunca ficarão tão bem!
  • Que exercício é melhor também depende do que você quer alcançar e quanto peso você quer perder. Se é uma questão de entrar em forma, o Pilates pode ser a escolha certa. Se você precisa perder 50 quilos, só o Pilates pode não ser suficiente. Isso não quer dizer que o Pilates não terá qualquer benefício e que você não deve incluí-lo no seu programa de exercícios. Entretanto, você pode querer combiná-lo com mais exercícios de resistência e alguns exercícios cardio alguns dias por semana.
  • Se você precisa perder muito peso, o Pilates pode ser um bom ponto de partida. Vários exercícios podem ser muito intensos para as juntas e costas porque seu corpo pode já estar sob muita pressão para carregar o peso extra. O Pilates é feito lentamente e controlado, e muitos exercícios são feitos em um colchonete no chão. Então você pode tonificar e condicionar seus músculos sem forçar muitos as outras estruturas (ligamentos, juntas, etc.) e assim diminuir o risco de ferimentos. Você então pode adicionar e aumentar seu regime de exercícios de uma forma segura.
  • A dieta tem um papel importante na perda de peso. Sempre combine uma dieta saudável e balanceada para perda de peso com qualquer exercício. O que você come importa e às vezes, você pode ter os efeitos contrários, independente do quanto se exercita.
Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/
Facebook WHATSAPP
Localização
 Facebook
Rua Prof. Carlos Reis, 141
Pinheiros - São Paulo - CEP:05424-020

Tel. 11 2597.8491
2013 - 2019. Go Pilates. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital